terça-feira, 14 de junho de 2011

Harpista conta como aprendeu a tocar um dos instrumento mais difíceis


Josenildo Melo toca harpa há cinco anos. Em três meses aprendeu a tocar e surpreendeu até mesmo o professor, mas Josenildo não conseguiria se não fosse da vontade de Deus.

Eu o entrevistei para o site da Associação Espírito-Santense, AES, e para o jornal impresso O Mensageiro, da mesma instituição, em um
Retiro Espiritual do Ministério da Mulher que aconteceu de 13 a 15 de novembro de 2009.

Guilherme (@gui_allmeida): Quando surgiu a idéia de tocar harpa?
Josenildo: Desde criança gostava de música, mas depois que me batizei na Igreja Adventista aprendi a tocar violão. Aí um irmão me ouviu tocar violão e deu a idéia de tocar harpa, e ele indagou que nunca havia ouvido alguém da Igreja Adventista tocar harpa. Isso me deixou intrigado!

Guilherme (@gui_allmeida): Como você fez para conseguir dar continuidade a essa sugestão de um amigo de sua igreja?
Josenildo: Primeiramente eu orei para que Deus me desse condições de comprar um instrumento e também condições de pagar alguém para me dar aula. Enquanto eu orava, senti uma voz suave falando diretamente comigo e disse que Deus ia me dar uma harpa e também me ajudar a aprender a tocar.

Guilherme (@gui_allmeida): Qual o valor de uma harpa?
Josenildo: No mínimo dois mil reais, a que eu uso custa oito mil à vista.

Guilherme (@gui_allmeida): Você tinha condições de comprar uma?
Josenildo: Eu não tinha condições de comprar uma, essa era minha dificuldade, eu só imaginava quando que teria uma harpa. A única solução era orar, e foi isso que eu fiz.

Guilherme (@gui_allmeida): Como que você conseguiu?
Josenildo: Eu tinha um violão que valia muito e uma pessoa me ligou querendo comprar meu violão. Perguntou se eu queria vender para ele o violão. Nesse momento eu percebi que era uma resposta de Deus. Consegui vender o violão por R$ 1.050 à vista e com mais um pouco consegui comprar a harpa.

Guilherme (@gui_allmeida): Tudo bem. Deus te ajudou a comprar a harpa, mas como você ia encontrar um professor desse instrumento se não tinha condições de pagar um?
Josenildo: O primeiro professor que procurei me cobrou R$ 600 reais por mês. Orei e encontrei um outro professor que queria 400 reais pelas aulas. Eu ganhava R$ 450 reais onde trabalhava, então não tinha condições de pagar. Eu poderia ter desistido da harpa, mas continuei orando, mas insisti e encontrei um outro que cobrou R$ 240 reais. Depois de muita oração Deus me abençoou novamente, encontrei um professor que aceitou me dar aulas por R$ 50 reais por mês.

Guilherme (@gui_allmeida): Conte como foi seu primeiro contato com o professor.
Josenildo: Quando cheguei, ele tocou o hino “Sossegai”, que me fez lembrar o céu. Logo eu perguntei quanto tempo eu vou levar para tocar o primeiro hino na harpa. Ele me disse: “Você é um menino muito esforçado. Então de 4 a 6 meses você vai ticar o básico, mas tem que estudar”. Eu disse que tudo bem. Ele me passou a primeira lição que era um exercício usando só a mão esquerda. Quando eu peguei a harpa e fui fazer a lição o exercício que ele me pediu saiu automaticamente. Ele me perguntou: “Onde você estudou harpa?”. Eu respondi dizendo que aquele era o primeiro contato com um professor de harpa. Ele não acreditou e por mais duas vezes me repetiu a pergunta. Depois ele explicou dizendo que em 42 anos que eu lecionando harpa nunca vi um aluno fazer a lição corretamente como você faz.

Guilherme (@gui_allmeida): O que você imaginou quando viu que tudo estava correndo muito bem?
Josenildo: Nesse momento pude sentir a presença de Deus e a promessa de me ajudar a aprender a tocar harpa sendo cumprida. A primeira e a segunda lição eu fiz em trinta minutos. Muitos desistem logo nas primeiras aulas por não terem paciência e insistência, mas Deus me ajudou a ter essa paciência.

Guilherme (@gui_allmeida): Alguns dizem que esse instrumento é o mais difícil de tocar, mas qual é a maior dificuldade de tocar harpa?
Josenildo: Não é fácil tocar harpa por que não existe partitura para esse instrumento. Tem que ser criativo para tocar, eu sei ler partitura, mas na harpa você tem que criar e isso dificulta muito.

Guilherme (@gui_allmeida): Qual foi a reação do seu professor quanto ao seu aprendizado?
Josenildo: Quando eu chegava nas aulas eu apresentava os exercícios que ele havia me passado e ele não acreditava que eu nunca havia aprendido harpa. Com um mês ele ficou em pé na sala da casa dele e me disse que eu estava preparado para tocar na igreja.

Guilherme (@gui_allmeida): Como tem sido esse ministério da música?
Josenildo: Hoje eu viajo muito e tocar nas igrejas tem me aprimorado muito. Não dou aulas, mas sirvo às igrejas.

Guilherme (@gui_allmeida): Se alguém quiser te convidar para tocar em um evento como pode entrar em contato?
Josenildo: Eu tenho um site www.harpamusic.com.br ou pelo telefone (11) 2748-3764.

5 comentários:

  1. Esse testemunho deveria ser gravado em vídeo e mostrado ao mundo, para acender a vontade de louvar Deus com instrumentos, há muitos instrumentistas hoje querendo desistir do seu instrumento pra virar levita mais que por EGO mesmo, deveria mostrar ao mundo que Deus se alegra com instrumentistas do mesmo jeito que se alegra com os levitas ^^

    ResponderExcluir
  2. quanto tempo voce levou para aprender a tocar um pouco da harpa ?

    ResponderExcluir
  3. ajudaria me de alguma forma com algum curso para me aprender me para tocar ao SENHOR DEUS em meu ministerio

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amigo meu nome é Adriano moro em São Mateus zona leste tenho um sonho de aprender Dedinha só vivo com aposentadoria por favor pelo amor de Deus me ajude só posso agradecer em oração obrigado

    ResponderExcluir
  5. Me ajude a Dedinha uma harpa esse é sonho da minha mãe 7 anos atrás partiu ela me abençou 2vezes e rolou seu nome que colocou Adriano mais eu ter chamo Davi esse nome era parar serseu ser não fosse a duas Bruxas de sua tia pelo amor de Deus me ajude

    ResponderExcluir